terça-feira, 2 de março de 2010

A PERGUNTA MAIS ODIADA DO MUNDO

Ceratocone bem parece nome de planta da Amazônia. Não é. Trata-se de uma deformação que floresce na córnea, aquela membrana transparente dos olhos. A consequência é uma visão meio turva do mundo, como um quadro impressionista. A solução, num primeiro momento, é simples: basta colocar lentes rígidas que, ao contato com a lágrima, faz com que os portadores vejam até o que não querem.

Diagnóstico feito, lentes encomendadas, podemos partir pra vida. A história nem sempre é linear. Há pequenas manchas – que aparecem como gotículas nas plantas em dias de chuva. Há também a intolerância à claridade e o desgaste das córneas pelo uso contínuo do aparato. E olha que, hoje em dia, já há lentes duras com bordas de silicone, bem ao estilo da pizza com bordas de catupiry.

Eis então que surge a tão famigerada pergunta: “Ué, não está vendo nada, por que você não coloca os óculos?” Ahrrrrrrrrrrrrrg. Então, se a solução para o mal é usar lentes, por que diabos os portadores poderiam estar de óculos, que não fazem o tão bem-vindo contato entre a córnea em cone e as lágrimas? A resposta sai sem a menor pretensão de convencer o indagador, neste momento travestido de torturador: “Não adianta.”

Daí, você acredita que esta pergunta não mais será feita e – ufa! – nunca mais será preciso voltar para a repetida resposta, sempre acompanhada da cara de que ‘nunca vou convencer’. Os torturadores, porém, estão por toda parte e repetem a indagação mais vezes do que pipocam manchetes de corrupção em Brasília.

Pode até parecer mania de perseguição. E, tenho que confessar, é. Por não ser tão comum, muita gente desconhece esta singela deformação que transforma alguns pares de olhos por aí em cones, daqueles vendidos em temakerias, não em floriculturas.

Um comentário:

  1. Seja bem vinda na blogosfera!!!!!! Muito sucesso e seguidores...Gros bisous...Tia Regina

    ResponderExcluir