quarta-feira, 3 de março de 2010

Sem-teto. E daí?

Abrigo na França, pra quem morou em quarto de pensão em Barcelona, é papa fina. Com o incêndio, o edifício foi interditado e fomos levados ao tal abrigo-asilo (na foto). O quarto tinha duas camas de solteiro, mesa, frigobar, placa de fogão (daquelas elétricas), mesa, cadeira, banheiro privativo e – luxo dos luxos – uma varanda com vista pras montanhas nevadas nos Pirineus. Isso sem contar com a sensacional calefação em meio a um inverno rigorosíssimo!

Como o casal Justo-Arruda já estava acostumado a readaptações, rapidinho estávamos com nossos apetrechos básicos de sobrevivência: funil e papel higiênico pra coar o café, saca-rolhas e laptop. Surpresa mesmo foi descobrir que a Prefeitura de Canet estava zelando por nós, pelas nossas refeições e, para a felicidade geral da nação, do nosso vinho também!

No abrigo, descobri algo que levarei pra vida: vinho e queijo são um direito de todos. Cada sem-teto recebia, por refeição, uma garrafinha de 350 ml e, ao final, depois de entrada e prato principal, um bom quadradinho de camembert (ou brie, emmenthal, gruyère ...).

Como éramos obrigados a nos sentar na mesa dos desabrigados, ficamos meio famosos. Além de sermos os únicos jovens, entre as senhorinhas de 80 anos, muitos deles nunca tinham visto um brasileiro ao vivo! Resultado: mimos pra todo lado. Cada prato que chegava à mesa era muito bem explicado. Até o dia que apareceu um tal de rognon. Não consegui entender de jeito algum. Só não comi porque tinha cheiro de xixi. No dicionário, depois do almoço, tive a comprovação – era rim. Nojo!

Foram 15 dias, até que a proprietária me arrumou novo pouso. As refeições do abrigo eram tão aguardadas, que acabei sendo obrigada pelo Alexandre a mentir. Era o dia da grande festa no abrigo e seria servido faisão, como prato principal, e, na sobremesa, crepes regadas a Grand Marnier. Perderia então o grande dia? Tá doido! Fiz de boba, disse que tinha provas em Perpignan e só poderia me mudar no dia seguinte. Foi, sem dúvida, um lauto jantar!

2 comentários:

  1. ebaaaaaaa! querida, seja muito bem vinda! quero mergulhar nesse mar todos os dias! e não poupe as referências gastronômicas, assim é que é gostoso! muitos beijos e saudades!

    ResponderExcluir