quinta-feira, 4 de março de 2010

Na Espanha, em rede nacional



Não foi só no asilo-abrigo que tive minha celebridade-relâmpago na Europa. Quando morei em Barcelona, acompanhando estudos do Alexandre, caí de pára-quedas como vendedora de uma loja de souvenirs, no bairro Gótico.

Cheguei sem falar uma palavra de espanhol e muito menos de catalão. O que, segundo o amigo mezzo argentino mezzo brasileiro que me arrumou o trampo, não havia de ser nada. Ensinaram-me umas palavrinhas básicas e me joguei na empreitada. Não era lá tão divertido, mas valia um bom troco.

O grande problema da loja – chamada Pulpos, na calle Boquería (foto) – eram os ciganos que atacavam o comércio atrás de qualquer mercadoria. Como não sou espanhola, muito menos catalã e nada tenho contra os gitanos, não achava que isso me causaria problemas.

Ledo engano. Os caras – aliás, as crianças ciganinhas - me perturbavam. Acho que percebiam minha fragilidade com a língua e caíam em cima da mercadoria exposta no meu turno. Até em meio à roda de dança eles me meteram, e roubavam o que viam pela frente. No dia seguinte, ainda vinham me afrontar, portando na esquina, em frente à loja, os óculos, chapéus e bolsas, roubados na véspera.

Comecei a ficar danada. Os outros funcionários me incentivavam a bater nos moleques. E eu pensava: “Deus me livre. Estão todos loucos. Não vou fazer nada.” Até que um dia, de tampo cheio, dei um chilique: berrei, empurrei, me descabelei, botei todo mundo pra fora. E eles nada roubaram. Bingo, pensei, aprendi a lidar com a situação.

Mal sabia que havia uma equipe de TV, tipo Jornal Nacional num momento câmera escondida, flagrando os furtos desta galerinha. E euzinha fui a grande heroína catalã. Apareci em rede nacional, horário nobre, expulsando os pequenos pivetes da região turística de Barcelona.

Fui tão cumprimentada no dia seguinte, pelos comerciantes da rua – já cansados de serem furtados -, que me senti até importante.

3 comentários:

  1. Estou amando isso aqui!! Hahahaha! Você podia ficar de guarda na minha rua pra expulsar os "ciganinhos" que andam batendo carteira por lá! Uma heroína internacional!

    ResponderExcluir
  2. Filha, esse fato é novo pra mim.Sair na TV em Barcelona, sem ser craque de futebol, só você mesmo.De sua mãe ,cada dia mais orgulhosa com seu blog.

    ResponderExcluir